O YouTube anunciou uma série de medidas para incrementar seu serviço de vídeo e ajudar criadores de conteúdo a ter ainda mais alcance no site do Google. As novidades foram mostradas em um vídeo e incluem a criação de um novo aplicativo e um sistema colaborativo de legendas e financiamento online.
Um dos objetivos do vídeo é aumentar a comunicação entre a equipe responsável pelo YouTube e seus usuários. “Queremos dar mais transparência ao que estamos fazendo para que os usuários possam dizer se estamos no caminho certo”, explica o diretor de gestão de produtos do site, Matt Glotzbach.
Confira as novidades que o YouTube está planejando:
1) Aplicativo de gerenciamento para dispositivos móveis: um dos problemas encontrados pelos usuários do site é não ter acesso a todos os recursos do site quando estão longe de seus desktops. Para resolver esse problema, o YouTube está planejado lançar um novo aplicativo que permite o gerenciamento de canais à distância por quem produz conteúdo multimídia para o site.
2) Novas formas de monetização: os anúncios são a forma primária de geração de receita no YouTube, mas o site pretende dar outras opções mais rentáveis para os usuários e facilitar a manutenção dos canais. Uma das propostas é um sistema que permite que os criadores de conteúdo recebam doações para os seus canais no YouTube em forma de financiamento coletivo.
3) Academia de Criação: o YouTube estuda lançar um site onde os usuários possam aprender como criar vídeos melhores.
4) Legendas: será lançado também um projeto comunitário de legendas com o qual os usuários poderão usar crowdsourcing para traduzir vídeos em mais de 60 idiomas.
“Mais de 80% das visualizações do YouTube vem de fora dos Estados Unidos e nós queremos ajudar nossos usuários a atrair fãs do mundo inteiro”, afirma Glotzbach.
5) Recursos de áudio: o YouTube pretende facilitar a criação de paródias, inclusive permitindo que os usuários gerem receita a partir delas. O site também vai aumentar sua biblioteca de sons e efeitos sonoros, que possui arquivos que podem ser usados nos vídeos sem nenhum custo (trilhas sonoras gratuitas do YouTube).
O YouTube ainda aguarda o feedback dos produtores domésticos, e ainda não há uma data definida para o lançamento dos novos recursos. Para habilitar legendas, basta clicar no botão ao lado da engrenagem na parte inferior da tela, selecionar o idioma e clicar em “Ativar” (assistindo direto no YouTube).
Fonte: Tech tudo